Powered By Blogger
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Viagem até a 10a dimensão

Uma vez um maluco da física da UFRGS me falou que a física reconhecia mais do que 3 dimensões, mas ele não conseguiu me explicar. Eu fiquei um pouco curioso, mas esqueci.

Essa semana, pegando a revista Mundo Estranho, havia uma página explicando as 10 dimensões!
Nossa!!!
10!?!?
Fascinei pela reportagem e tentei embarcar na viagem daquela explicação.

Para início de conversa, saiba que existe a dimensão 0. Ela é um ponto.
A primeira dimensão é formada por dois pontos e a linha que une estes pontos. É o que conhecemos por largura.
A segunda noção é o plano. É o que nos dá a noção de profundidade.
A terceira dimensão é o terceiro eixo, aquele que nos dá a noção de altura.
Até aí tudo bem, entendemos fácil.
A quarta dimensão é o tempo. Interessante. Esta dimensão age sobre nós ao longo de toda nossa vida, entretanto, não podemos interferir nele, logo, não podemos nem parar e nem voltar no tempo. Entendível.
 A quinta dimensão é o que você vai ser no instante seguinte (???). Eu entendi como sendo nossas multi personalidades. Você pode ser você mesmo, ou você pode ser um dançarino, ou um nerd, ou um louco, ou o que você quiser... são os personagens que você assume.
 A sexta dimensão é as interações entre estas personalidades. Você pode estar dançando e de repente pode ficar louco e então virar um nerd e assim por diante. Suas multi personalidades estão de certa forma interligadas e você pode ser quem você quiser quando quiser. Não sei se é isso, mas é algo assim que eu entendi.
A sétima dimensão é o seguinte. Todo esse conjunto de personalidades que você é forma uma pessoa única, é chamado de universo. Você é um universo de largura, profundidade e altura, com seu tempo e suas personalidades. A sétima dimensão ainda monta um universo de universos. Ou seja, se cada um de nós é um universo, o conjunto de pessoas com quem nos relacionamos forma um outro universo e assim vai.
A oitava dimensão são diversos universos de universos colocados lado a lado, formando um círculo, com linhas convergindo para um ponto central. Entendi isto como uma interligação entre seus grupos de relacionamento, sendo você no ponto central. Você tem diversos grupos, os amigos da praia, do trabalho, da faculdade, dos tempos de escola e você está interligado a todos, mesmo que estes universos estejam distantes entre sí.
A nova dimensão é a oitava diemensão sendo dobrada e se unindo, tipo um pastel. Acho que eu não cheguei nesta ainda, mas acredito que se eu desse uma mega festa e reunisse todos os meus amigos da vida inteira, eu certamente juntaria todos os meus universos num único lugar e tá feito o pastelão!
A décima dimensão é novamente um ponto. Você continua dobrando a nona dimensão até sobrar só um ponto, que é chamado de buraco negro e deste ponto você não passa. Não existe mais nada aqui. Eu entendi isto como a morte. No seu velório certamente você vai reunir seus diversos universos, mas vai estar num ponto que não pode fazer mais nada, dali você não passa e volta a ser um esboço da primeira dimensão... um ponto.


Não sei se entendi direito, mas esse foi o meu ponto de vista e eu achei muito massa!
Eras isso e tchau!

2 comentários:

Unknown disse...

uau! eu li a mesma reportagem e não consegui entender tão bem como você :O certo que o xirú deve ter te ajudado a entender tudo isso, né :X hehe

Amanda disse...

foi demais tu tentando explicar as 10 dimensões pra galera haha e só agora eu fui entender tb! :D

Postar um comentário

Previsão do tempo