Powered By Blogger
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

sábado, 17 de setembro de 2011

Tricotilomania

Provavelmente você nunca tenha ouvida falar da palavra tricotilomania. Não, não é uma mania de fazer tricô. A tricotilomania é um tipo de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), no qual a pessoa arranca cabelos. Infelizmente, descobri que sofro deste transtorno. Eu arranco minha barba! 

Comecei a arrancar quando tinha cerca de 15 anos, quando os primeiros fiapos começavam a crescer. Como eu não tinha muita barba, não era algo que eu fazia com frequência, mas isso foi aumentando e hoje não consigo parar. Uma amiga comentou que isso é um TOC e fui pesquisar a respeito e descobri a tricotilomania. Já vi que tem gente bem pior que eu, que arranca cabelos da cabeça e ainda come. Este tipo de transtorno realmente começa na adolescência, quando mudanças no corpo começam a surgir e incomodar a pessoa. O adolescente começa então a arrancar cebelos crespos, grisalhos, barba ou outros pêlos e daí por diante não pára mais. A dificuldade de parar é porque o ato de arrancar o cabelo causa alívio e prazer. Quando se está estressado, angustiado, a pessoa arranca. Quando se está relaxado e a mão não tem o que fazer, ela segue involuntariamente até o cabelo e arranca. Não tem como escapar.

Entretanto, é possível curar. O primeiro passo é reconhecer que você tem o transtorno. O segundo, é tentar controlar o impulso. Caso não consiga controlar, vale procurar acompanhamento psicológico e em últimos casos até tratamento médico, onde se usam remédios anti depressivos. 

Eu já reconheci e estou tentando controlar meus impulsos. Diminuí bastante, mas ainda sim, em momentos de stress, não consigo evitar. Gostaria apenas de compartilhar essa minha dificuldade e se alguém um dia me ver arrancando a barba, entenda o que é, não me culpe por isto e me ajude dizendo pare!

2 comentários:

disse...

oh god. acho que tbm tenho um toc. ficar futricando na pele até encontrar uma casquinha pra arrancar, um cravinho pra tirar... será que é toc? faço isso tooooodo dia qnd preciso me concentrar pra alguma coisa. hsuahsuahsa. q engra! cada um com seu toq, né.

Anônimo disse...

Tenho exatamente o mesmo problema, mas no meu caso faço normalmente quando estou distraído, comecei com cera de 20 anos e agora estou tentando parar.

Postar um comentário

Previsão do tempo