Powered By Blogger
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Moda, eu?

Eu que estudei Química, trabalhei em uma petroquímica, gosto de esportes, nunca imaginei que iria estar trabalhando com MODA!

E o que eu entendo de moda? Simplesmente nada!

Se um homem diz pra você que trabalha com moda, o que você diz? É gay! Pra começar a conversa, já vou dizer que isso não é real.

Atualmente, estou trabalhando num negócio de couros. Produzimos couros acabados e vendemos para empresas fabricantes de bolsas e calçados. Depois de entender os conceitos do negócio e me adaptar a nova empresa, comecei a botar algumas ideias em prática (posso falar disso em um novo post) e aprender sobre desenvolvimento e inovação em couro, ou seja, MODA!

Você, mulher, que gosta de comprar bolsas e sapatos e acha lindo ver vitrines e adora entrar em lojas, saiba que antes do produto estar lá, enchendo seus olhos, há muito tempo, homens já vinham trabalhando para este produto chegar na lá na loja daquele jeito.

Tudo começa com um estilista (este sim é o baitola), que cria alguma roupa, estampa, desenho, textura e uma grife muito reconhecida usa com sua marca para desfilar nos desfiles de moda mais chiques do mundo: Paris, Londres, Milão ou Nova York.

Então os fotógrafos tiram fotos, montam umas revistas com a que tem de melhor, separam por grife e vendem aquela revista gigante por uns preços absurdos. Tipo, uma BOX, que custa R$ 350,00! Detalhe: Aqui no Brasil estamos em pleno inverno 2011, lá na Europa é Verão, então os desfiles são de Inverno. Então, o que está na revista vai ser moda no inverno 2012, só daqui a um ano.

Então, um cara que trabalha com desenvolvimento de couros compra esta revista, olha ela bem, e sabe o que ele faz? RECORTA! Sim, eu não acreditei quando o Chico, o cara do desenvolvimento aqui da empresa recortou uma revista de 350 pila... mas é o que se faz. Aí você pega o recorte, leva lá no curtume, no setor de amostras e discute como fazer um couro igual aquele do sapato/bolsa da Gucci, Prado, Fendi, Armani, D&G, Miu Miu, Roberto Cavalli, Alexander McQueen, Marc Jacobs ou Louis Vuitton . Aí você faz 2 peles de amostra e apresenta para os modelistas e estilistas das fábricas de bolsas e calçados. Eles vão gostar, mas vão querer outras cores. Você vai lá no curtume e faz novas cores para seus clientes, que se viram para desenhar o sapato ou a bolsa, fabricam, levam na feira, negociam com o lojista, que faz as encomendas. Nisso já se passou meio ano. Aí que começa a produção para chegar na loja no final do verão.

O legal de trabalhar com a moda é isto: saber o que vai estar sendo usado um ano antes de aquilo ser usado. Uma coisa que eu vi bastante na revista, mas as gurias já estão usando agora, é o tweed preto e branco. Pra essas que eu vi usando, já disse: Tá na moda, hein!

5 comentários:

Angelo disse...

Qualquer dia destes tu vai estar na primeira fila do SPFW em posição de análise (ponta do dedo indicador na boca e cabeça levemente curvada) falando "Aí que horror!". Hehehehe!
Sucesso no caminho aê velho! Abrass!

Amanda disse...

"Tudo começa com um estilista (este sim é o baitola)" sdiufhsdfhsduifhsduifhsduihfui
"Pra essas que eu vi usando, já disse: Tá na moda, hein!" já disse mesmo, eu estou na moda, segundo o Ramonito hahaha beijinho e fico feliz que tu lembre que eu te incentivo no blog!!

Tamiris disse...

Eu ainda não vi a revista picotada do Chico!!!!

disse...

Aiiii Ramon, tu me vem com cada uma! vou vir aqui agora, pra ficar sabendo as tendências! ;]

Liana disse...

O couro nunca sai de moda, adoro!
Ou será que sai? :S

Postar um comentário

Previsão do tempo